Saudações!!!

"O que não sabe é um ignorante, mas o que sabe e não diz nada é um criminoso." Bertolt Brecht

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

É justo proibir o uso do celular na sala de aula?


O ambiente educacional não deve ser um lugar de perpetuação da frustração, do mau humor, da tristeza, mas sim, da alegria, da tranquilidade, do prazer e para que isso seja concretizado é necessário respeito e, consciência por parte dos integrantes desse espaço da preservação e busca dessa harmonia.
A proibição é própria de sociedades autoritárias onde a liberdade de expressão é suprimida em detrimento de alguns. Quando se proíbe alguém de algo, se restringe a sua capacidade de criar dentro do espaço que lhe foi subtraído.
Proibir o uso do celular em sala de aula mostra que ao invés de um avanço na melhoria do ensino há um retrocesso. Pois, como é possível criar um espaço democrático se o próprio ambiente formador é ditador, autoritário? A problemática atual deve antes de tudo colocar educadores e educandos num movimento dialético na busca de soluções que possam adequar a tecnologia à situação de momento e, isso exige muito esforço de ambos.
A pedagogia tem que pensar o problema como um problema filosófico emergente que necessita urgentemente de uma solução, do contrário cairá num regime retrógrado opressor que não se adequa as condições da atualidade.
A solução para o problema talvez seja educar os indivíduos. Porque não existe injustiça onde há educação. Quanto mais educada for uma sociedade, mais justa ela se torna. Mas o processo de educação demanda tempo e o tempo não para. O justo não é proibir, mas sim educar.

7 comentários:

  1. concordo com voce ,proibir celular na sala de aula é impor autoridade aos demais estudantes ,e voce como educador sabe e admite que isso é um absurdo ,pois para quem quer aprender isso não interfere em nadaa ....

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com as idéias citadas no texto.E reforço a idéia de que assuntos como esse devem ser discutidos socialmente entre educandos e educadores como foi dito,afim de chegar a um bem comum para todos.Pois debatendo com o aluno questoes como essa é uma boa forma de inseri-lo ao meio democrático.

    ResponderExcluir
  3. vida de amante e difissil s vive no escuro ne sacanagens e mais sacanagens vida perigosa
    mais com um pouco de aventura e muita emoçao rerereerererer gost professor

    ResponderExcluir
  4. nao so aquele cara q posta comentarios serios leva mais na brincadeira mais com muita conprençao entend

    ResponderExcluir
  5. Muito bem pensando.... estamos em plena evolução social tecnológica... proibir é regressão... tem q aprender a lidar com o novo..

    ResponderExcluir
  6. Se todos os educadores pensassem como vc ia ser muito bom....pena que naum é assim...
    Proibir é pior....porque os alunos fazem ao contrario so pra pirraçar.....

    ResponderExcluir