Saudações!!!

"O que não sabe é um ignorante, mas o que sabe e não diz nada é um criminoso." Bertolt Brecht

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Provérbio Árabe

"Não diga tudo quanto sabes
não faças tudo quanto podes
não creias em tudo quanto ouves
não gastes tudo quanto tens

porque
quem diz tudo quanto sabe
quem faz tudo quanto pode
quem crê em tudo quanto ouve
quem gasta tudo quanto tem

muitas vezes
diz o que não convém
faz o que não deve
julga o que não vê
gasta o que não pode"

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Santa Putaria


A putaria nasceu para alegrar
Se quiser tristeza fique em teu lar
Para com seu cônjuge abusar
Naquele imundo sofá
Porque é na sacanagem que o povo põe para arregaçar
Que um dia também estarei lá
Para ver se vou aguentar
E na libertinagem botar pra quebrar
Porque haverá um dia que não mais dará
Aí então tudo vai melar
Um grande fraldão terei que usar
Mas enquanto esse dia não chegar
Vamos à putaria esbagaçar
Porque um dia só terei a lembrança pra recordar.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Os amantes

Numa rua deserta lá estão
Os dois amantes na escuridão
Se agarrando loucos de tesão
E a lua servindo de lampião
Como loucos continuam com fogão
Que imagine onde levarão
Certamente a uma visão
De mais um pra nossa população
Que seus olhos brilharão
Lindos no dia da concepção
E após, pra onde será que irão?
A menina baixando seu vestidão
E o menino levantando seu calção.

É justo proibir o uso do celular na sala de aula?


O ambiente educacional não deve ser um lugar de perpetuação da frustração, do mau humor, da tristeza, mas sim, da alegria, da tranquilidade, do prazer e para que isso seja concretizado é necessário respeito e, consciência por parte dos integrantes desse espaço da preservação e busca dessa harmonia.
A proibição é própria de sociedades autoritárias onde a liberdade de expressão é suprimida em detrimento de alguns. Quando se proíbe alguém de algo, se restringe a sua capacidade de criar dentro do espaço que lhe foi subtraído.
Proibir o uso do celular em sala de aula mostra que ao invés de um avanço na melhoria do ensino há um retrocesso. Pois, como é possível criar um espaço democrático se o próprio ambiente formador é ditador, autoritário? A problemática atual deve antes de tudo colocar educadores e educandos num movimento dialético na busca de soluções que possam adequar a tecnologia à situação de momento e, isso exige muito esforço de ambos.
A pedagogia tem que pensar o problema como um problema filosófico emergente que necessita urgentemente de uma solução, do contrário cairá num regime retrógrado opressor que não se adequa as condições da atualidade.
A solução para o problema talvez seja educar os indivíduos. Porque não existe injustiça onde há educação. Quanto mais educada for uma sociedade, mais justa ela se torna. Mas o processo de educação demanda tempo e o tempo não para. O justo não é proibir, mas sim educar.